Planta Destaque
18/02/2013
Amor agarradinho
Trepadeira semi-herbácea originária do México, de raízes tuberosas, muito florífera, de ramagem densa, fina e com gavinhas. Folhas simples e pubescentes. Inflorescências formadas durante as estações de primavera-verão, com muitas flores duráveis, cor-de-rosa ou brancas, muito visitadas por abelhas. É cultivada para revestimento de cercas, caramanchões, grades, muros e pórticos, em solos enriquecidos com material orgânico. Pode ser cultivada em todo o país.
Nome Científico: Antigonon leptopus
Nome Popular: Amor agarradinho branco / rosa
Família: Polygonaceae
12/02/2013
Triallis
Semi-lenhoso e muito ramificado nativo do Brasil. Atingindo de 1 a 2 m de altura, possui uma ramagem aberta, com folhas coriáceas, finas e elítico-alongadas. Ocorrem inflorescências terminais e alongadas, com flores pequenas, amarelas e vistosas, formados durante quase todo ano. É cultivada a pleno sol, isolada, em conjuntos ou renques, ao longo de grades e muretas. É bastante rústica e pouco exigente, porém sensível a geadas fortes.
Nome Científico: Galphimia brasiliensis
Nome Popular: Triallis
Família: Malpighiaceae
12/02/2013
Pyracantha coccinea
Gênero com 7 espécies de arbustos eretos, ocasionalmente árvores, sempre verdes e espinhosas. Na natureza ocorre em matagais ou na margem de matas no Sul da Europa até Sudeste da Ásia, no Himalaia, China e Taiwan. São cultivados por causa de sua folhagem, suas flores, especialmente por causa de suas frutas. A floração ocorre durante o verão e seguido pela frutificação que dura de tarde no verão, ou outono até o inverno. As frutas têm formato redondo, são muito ornamentais e ocorrem nas cores vermelho laranja e amarelo. Os frutos servem de alimento para os passarinhos durante o inverno. As sementes ingeridas pelo homem podem causar leve irritação no estômago.
Nome Científico: Pyracantha coccinea
Nome Popular: Piracanta amarela anã / laranja anã / 'Vanhedeni'
Família: Rosaceae
12/02/2013
Dipladenia amarela
Trepadeira de rápido desenvolvimento, originária da Ámerica Tropical, pode atingir até 4 m de altura. As folhas são oblongas de 10 a 20 cm de comprimento. Floresce na primavera-verão, apresentando flores graúdas na cor amarela, com garganta amarela. Prefere locais à pleno sol e substrato úmido e rico em matéria orgânica. ideal para ser conduzida em treliças ou estruturas, além de apresentar crescimento acelerado em locais com altas temperaturas.
Nome Científico: Mandevilla (sin. Dipladenia)
Nome Popular: Dipladenia amarela
Família: Apocynaceae
11/02/2013
Hortensia paniculata 'Limelight'
Arbusto vigoroso com crescimento ereto levemente alargado com folhas ovais levemente pontudas e serradas nas margens, cor verde claro à verde escuro, ela perde as folhas no outono. As flores na cor branca creme surgem mais tarde no verão ou no inicio do outono e podem atingir até 20 cm ou mais de comprimento, elas se tornam mais tarde cor de rosa. Para obter flores maiores recomendamos a poda dos galhos do ano anterior deixando somente alguns botões.
Nome Científico: Hydrangea paniculata 'Limelight'
Nome Popular: Hortensia paniculata 'Limelight'
Família: Saxifragaceae
11/02/2013
Amora americana
Arbusto muito robusto, que comporta bem o clima do sul do Brasil, com miúdos frutos brancos em forma de cachos. Variedade indicada para uso em grupos ou dentro de cercas vivas informais. Prefere solos férteis e bem drenados, ao pleno sol. Aceita bem podas, que se forem regulares, mantêm a planta em forma.
Nome Científico: Callicarpa americana (var. lactea)
Nome Popular: Amora americana branca / rosa
Família: Verbenaceae