Planta Destaque
07/02/2014
Solanum rantonnetii 'Variegata'
Arbusto perene, muito ramificado, com flores decorativas, de 1,7 a 2 m de altura, folhas ovaladas. Flores azuis com centro amarelo, formada no verão-outono, que se destacam das folhas verde-branca. Cultivado geralmente como planta isolada ou em grupos, em conjunto com a variedade de cor roxa, exigente em terra fertilizada, podendo ser irrigada periodicamente e até mesmo podada regularmente. Usado para fazer pequenas cerca vivas e topiarias, ou dentro de vasos e floreiras. Pode ser cultivada em todo o país.
Nome Científico: Solanum rantonnetii 'Variegata'
Nome Popular: Solanum rantonnetii 'Variegata'
Família: Solaneaceae
29/01/2014
Carvalho do Banhado
Árvore alta, de copa cônica e casca lisa com listras prateadas. Suas folhas são da cor verde brilhante e no outono ficam vermelhas, as flores são insignificantes, de cor amarelo verde florescendo de outubro a novembro. Seus frutos são do tipo noz. Originária da América do Norte, é ideal para lugares úmidos e lugares com bastante matéria orgânica, à meia sombra, uso em perto de lagos e riachos em parques ou jardins de grande porte. Ela sofre em lugares muito secos.
Nome Científico: Quercus palustris
Nome Popular: Carvalho do Banhado
Família: Fagaceae
29/01/2014
Árvore violeta azul
Arbusto ereto com folhas em formato oval, suavemente peludas na cor verde cinza. Cachos de flores com até 20 flores individuais na cor azul bem escuro. As flores são produzidas principalmente no verão. A planta atinge até 3 m de altura. A Iochroma é nativa na Colômbia, no Equador e no Peru. A Iochroma não comporta geadas precisando assim, de proteção inclusive contra ventos secos. Ela prefere solos úmidos mas bem drenados, férteis e lugares ao pleno sol ou a sombra parcial. A Iochroma pode ser cultivada em grandes containeres onde precisa uma poda restritiva no fim do inverno. No jardim ela precisa de uma leve poda após a floração para se manter em forma. A Iochroma é muito atrativa para os beija flores.
Nome Científico: Iochroma cyaneum
Nome Popular: Árvore violeta azul
Família: Solanaceae
17/01/2014
Planta coelhinho
Arbusto de 2 a 3 m de altura, com flores meio bizarras mas, ao mesmo tempo extremamente curiosas e encantadoras, as suas flores pequenas possuem duas pétalas que lembram um coelho. A Ruttya fruticosa permite podas e reage bem a elas. Ela serve também para formar cercas vivas ou maciços (canteiros) grandes fechados. A poda deverá ser feita depois da florada, no outono. Suas flores produzem um vasto alimento e são da cor que colibris e beija-flores adoram.
Nome Científico: Ruttya fruticosa
Nome Popular: Planta coelhinho
Família: Acanthaceae
17/01/2014
Moita borboleta
Também conhecida como Moita borboleta, uma alusão a formato de suas flores, que lembram as asas e antenas do inseto, a gaura rosa é uma herbácea nativa do norte do México e dos Estados Unidos. Ela forma touceiras de até 1m de altura e diâmetro, e pode ser cultivada em vasos, floreiras ou compondo maciços e bordaduras no jardim, sob sol pleno. Neste cultivar, as flores de até 2,5cm de diâmetro se agrupam em hastes floras de até 60cm de altura. Elas têm 4 pétalas e antenas cor de rosa vibrante.
Nome Científico: Gaura lindheimeri
Nome Popular: Gaura rosa, Moita borboleta
Família: Onagraceae
17/01/2014
Hamélia
Arbusto muito florífero, indicado para regiões livres de geadas; em regiões frias deve ser usado como planta anual. Aceita diversos tipos de solos, inclusive solos com alto teor de sal desde que bem drenados. Podas regulares mantêm esta planta em boa forma.
Nome Científico: Hamelia patens
Nome Popular: Amélia
Família: Rubiaceae