Planta Destaque
23/08/2013
Ranunculus
A variedade Bloomingdale é baixa (45 a 50 cm de altura) formando touceiras de 30 a 40 cm diâmetro, com flores duplas (de até 10 cm de diâmetro) nas tonalidades: vermelho, cor de rosa, amarelo, laranja e branco. Os Ranunculus são plantas perenes para clima temperado e florescem no inverno e na primavera formando um sistema radicular em forma de rizomas.
Nome Científico: Ranunculus asiaticus
Nome Popular: Ranunculus
Família: Ranunculaceae
21/08/2013
Bidens amarelo
Planta perene com folhas recortadas, verde “fresco” de 8 cm de comprimento. Os caules se espalham e as flores são do tipo margarida amarelo-ouro. São produzidas principalmente da metade do verão até o outono. O tamanho da flor depende da variedade. A planta atinge 30 cm de altura e largura indefinida.
Nome Científico: Bidens ferulifolia
Nome Popular: Bidens amarelo
Família: Asteraceae
20/08/2013
Wisteria sinensis
Trepadeira originária do Japão, famosa em jardins ingleses e chineses. Possui um caule lenhoso e desenvolve-se rapidamente, atingindo grandes extensões. É dona de uma florada espetacular e de um perfume muito forte. De coloração roxa ou azulada, com cachos pendentes formados durante o inverno, época em que está sem folhas. É resistente a fortes geadas e calores, sendo especial para uso em caramanchões.
Nome Científico: Wisteria sinensis
Nome Popular: Glicinia azul / branca
Família: Leguminosae
07/08/2013
Azaléias
Conhecido como azaléia, trata-se de um arbusto que pode atingir vários metros e que prefere um solo rico em matéria orgânica, úmido e ácido. Existem variedades com flores brancas, rosas, vermelhas, lilases e em inúmeros semitons. Tolera geada e desenvolve-se melhor à meia-sombra e em regiões com clima temperado, onde é usada em grandes jardins e parques, isolada ou em grupos. Planta relativamente rara e de crescimento lento.
Nome Científico: Rhododendron simsii
Nome Popular: Azaleia branca
Família: Ericaceae
07/08/2013
Camptosema spectabilis
Trepadeira volúvel, muito ramificada, vigorosa e florífera, nativa do Brasil, com folhagem densa. Folhas compostas com três folíolos ovalados grandes. Inflorescências axilares, muito longas, pendentes, com flores vistosas, vermelhas ou róseas, formadas no outono-inverno. Nativa na beira de matas ao longo de estradas. Para ser cultivada necessita de arrimo ou apoio, representado por caramanchões e pérgolas, cercas e muros que permitem a apreciação dos cachos de flores pendentes. Tolerante a geadas. As flores são muito visitadas por beija-flores.
Nome Científico: Camptosema spectabilis
Nome Popular: Camptosema, Cipó Tapiá
Família: Fabaceae
01/08/2013
Ilex chinês
Arbusto nativo na China, Korea e comporta temperaturas de -1 a -18ºC. Ganha frutos vermelhos com 15 mm de diâmetro que duram durante meses no outono (não precisa plantas macho e fêmea para ganhar frutos). A planta pode atingir até 5 m de altura e diâmetro. Indicado para o uso como planta isolada, em grupos ou dentro de cercas vivas informais.
Nome Científico: Ilex cornuta
Nome Popular: Ilex chinês
Família: Aquifoliaceae