Planta Destaque
01/08/2013
Grevilha alpina
Arbusto de grande porte e de rápido crescimento, possui folhas acinzentadas no verso e flores laranjas que florescem no verão. É resistente à secas e geadas, mas não tolera climas úmidos e quentes. Sua madeira é bastante valiosa, similar a do carvalho, aproveitada par móveis e para pipas de vinho.
Nome Científico: Grevillea alpina
Nome Popular: Grevilha alpina
Família: Proteaceae
01/08/2013
Laurus-Tinus
Arbusto compacto, sempre verde com folhas ovais a oblongas, verde-escuras com comprimento de até 10 cm, flores brancas minúsculas (6 mm) em cachos terminais com até 10 cm de diâmetro que permanecem na planta durante um longo período no inverno até a primavera. A planta pode atingir 3 m de altura e 3 m de diâmetro. Como planta jovem ela tem um hábito mais piramidal. Origem: Mediterrâneo. Zona 8-10 (até -12ºC).
Nome Científico: Viburnum tinus
Nome Popular: Laurus-Tinus
Família: Caprifoliaceae
01/08/2013
Nandinas
A Nandina domestica é uma planta semi-lenhosa da família das Berberidáceas, cada vez mais usada nos jardins do sul do Brasil. Ela é originária da Índia ao Japão. A sua beleza, a rusticidade e a versatilidade são os principais motivos.
Nome Científico: Nandina domestica
Nome Popular: Nandina / Nandina anã
Família: Berberidaceae
17/07/2013
Crisântemo
Em grego, crisântemo significa "flor de ouro". Esta planta é cultivada há mais de 2.500 anos na China e é considerado uma das plantas nobres chinesas. Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades comercializadas no mundo. Seu porte é herbáceo e geralmente de 1 metro. Sua propagação se dá por estacas em estufas e sementes, e dá flores o ano inteiro. Precisa de muita luz, porém, não suporta sol direto. Prefere clima quente e úmido.
Nome Científico: Dendrathena grandiflorum hybrida
Nome Popular: Crisântemo
Família: Asteraceae
09/07/2013
Chaenomeles speciosa
Também conhecido como Cidonia, é similar a Chaenomeles japônica mas normalmente é maior e mais ereto. O hábito da Cidonia é arredondado e tem boa resistência ao frio. A folhagem é bronzeada ao brotar e posteriormente muda para verde escuro brilhante e vem geralmente após a floração. Dependendo da variedade as flores variam na cor escarlate a vermelho, rosa ou branco, podendo aparecer isoladas ou em cachos com 2 ou 4 flores. Os galhos podem ser cortados e usados em vasos ou arranjos florais, eles são decorativos por causa das flores e da sua forma bizarra. As frutas redondas em forma de maçã são cheirosas e podem ser usadas para fazer geléias, os pássaros as adoram nos meses de inverno. O Marmelo de Jardim se adapta aos mais diversos solos, pode ser usada isolada ou em grupos, usada também para formar cercas vivas baixas e na arborização de ruas e praças públicas. As podas devem ser feitas logo após a floração.
Nome Científico: Chaenomeles speciosa
Nome Popular: Marmelo de jardim
Família: Rosaceae
09/07/2013
Camelia japonica hybrida
Grupo muito variado (250 espécies) de arbustos grandes ou árvores oriundas do Japão, China e Coréia. São plantas lenhosas e ramificadas, de 1,5 a 6 m de altura, com folhagem e florescimento decorativo. As folhas são brilhantes, coriáceas e denteadas e as flores axilares. Há variedades com flores simples, dobradas ou semidobradas, brancas, vermelhas, róseas ou bicolores, no outono e no inverno. É cultivada como planta isolada, em grupos ou como árvore em calcadas, a pleno sol ou meia-sombra. Comporta bem temperaturas baixas e prefere solos ácidos, bem drenados com bastante matéria orgânica.
Nome Científico: Camelia japonica hybrida
Nome Popular: Camelia branca
Família: Theaceae