Planta Destaque
13/06/2013
Thumbergia azul
Trepadeira semi-lenhosa, muito vigorosa, de folhagem ornamental. Originária da Índia. Folhas ovaladas ou triangulares com alguns dentes, coloração verde escura e brilhante. Flores solitárias ou em inflorescências curtas. Flores de cor azul celeste com o centro claro, formadas durante o decorrer de quase o ano todo, principalmente na primavera e no verão. Cultivada ao pleno sol, é apropriada para caramanchões, pérgolas e cercas extensas. Trepadeira muito rústica, tolera temperaturas amenas.
Nome Científico: Thumbergia grandiflora
Nome Popular: Thumbergia azul
Família: Acanthaceae
13/06/2013
Leptospermum scoparium
Leptospermum é um arbusto ou uma árvore pequena que tem flores com fragrância e que são altamente decorativas. A planta comporta temperaturas baixas. Esta planta vai muito bem a locais quentes e secos, tolerante aos ventos marítimos (litoral). Pode ser usada como cerca formal e informal, combina bem com outros arbustos de necessidades semelhantes. As suas folhas finas dão um destaque especial às flores maravilhosas de boa durabilidade. Para aproveitar bem o potencial desta planta ela deve ser usada em grupos de 3 ou 5 mudas em jardins de rochas em colinas.
Nome Científico: Leptospermum scoparium
Nome Popular: Myrtha branca / rosa
Família: Myrtaceae
13/06/2013
Lonicera japonica
Trepadeira semi-lenhosa, muito vigorosa, originária da China e Japão. Apresenta inflorescências axiliares, com flores tubulosas de cor branco-amarelada muito perfumadas, formadas durante um longo período da primavera até o verão. É frequentemente encontrada em estado espontâneo na região sul do país revestindo principalmente cercas, mas é também apropriada para cobrir pérgolas e caramanchões. Em certas regiões é considerada invasora. As flores são muito visitadas pelos beija-flores.
Nome Científico: Lonicera japonica
Nome Popular: Madressilva creme
Família: Caprifoliaceae
13/06/2013
Alamanda amarela
Trepadeira semi-lenhosa do Brasil, lactescente, vigorosa de folhas brilhantes. Suas flores amarelas em forma de funil florescem quase todo ano, principalmente na primavera-verão. Ideal para lugares ao pleno sol. No início precisa ser conduzido em suportes. Pode ser usada em caramanchões, portais e cercas. Não comporta temperaturas baixas.
Nome Científico: Allamanda cathartica
Nome Popular: Alamanda amarela
Família: Apocynaceae
11/06/2013
Sete léguas
Trepadeira semi-lenhosa muito vigorosa, originária da Austrália e Arquipélago Malaio. Folhagem perene e decorativa, floresce durante quase o ano todo, tendo flores de cor rósea. Usada para revestir caramanchões grandes, muros ou cercas extensas. Comporta temperaturas baixas, não se desenvolvendo bem em regiões tropicais.
Nome Científico: Podranea ricasoliana
Nome Popular: Tecoma, Sete léguas
Família: Bignoniaceae
21/05/2013
Westringia fruticosa
Arbusto que atinge altura de 1,5 m e até 4 m de largura. Tolera temperaturas de -7ºC até 50ºC. Aceita bem podas e sempre verde (cerca viva). Vai bem ao sol e meia sombra, aprecia um pouco de sombra ao final da tarde no verão, comportando vento e maresia. Aceita solos pobres, mas bem drenados indicado para o litoral. Floresce o ano inteiro mais intensivo primavera e verão. A multiplicação é feita através de estacas lenhosas ou semi lenhosas e a irrigação deve ser pouco a moderado.
Nome Científico: Westringia fruticosa
Nome Popular: Alecrim australiano, Alecrim do litoral
Família: Lamiaceae