Planta Destaque
20/03/2013
Nandina domestica
Arbusto também conhecido como avenca japonesa, sendo muito usada em jardins japoneses. É muito ornamental por sua folhagem em constante mutação cromática, desde o verde-claro até o amarelo-avermelhado antes da queda das folhas no inverno. Possui pequenas flores brancas em forma de cacho que resultam em também pequenos frutos esféricos, vermelhos e vistosos. Existe também a variedade com frutos amarelos. É cultivado a meia-sombra ou pleno sol, em vasos, isolada ou em conjuntos bordejando muros e paredes.
Nome Científico: Nandina domestica
Nome Popular: Nandina
Família: Berberidaceae
20/03/2013
Berberis 'Red Pillar'
Arbusto de maior crescimento dentro das variedades de sua espécie. Apresenta folhagens muito densas de cor púrpura. Seus galhos todos paralelos em crescimento vertical lhe dão uma atrativa forma colunar. Planta muito indicada para divisórias ou pela silhueta única para o uso em jardins rochosos ou conjuntos com coníferas.
Nome Científico: Berberis thumbergii 'Red Pillar'
Nome Popular: Berberis 'Red Pillar'
Família: Berberidaceae
20/03/2013
Cedrus atlantica 'Glauca'
Variedade raríssima no Brasil de folhas azuladas. Ideal para lugares ao pleno sol, e usado como planta isolada em locais bem expostos. Planta de silhueta bastante "dramática". É uma árvore de grande porte, de 30 a 35 m de altura, com um diâmetro de 1,5 a 2 m. É muito semelhante ao Cedro do Líbano. O comprimento da folha é de 10 a 25 mm. Cedrus atlantica é comum no cultivo como árvore ornamental em climas temperados. No jardim são plantadas como árvores ornamentais.
Nome Científico: Cedrus atlantica 'Glauca'
Nome Popular: Cedrus atlantica 'Glauca'
Família: Pinaceae
20/03/2013
Louro condimento
Suas folhas são muito utilizadas na culinária de vários países como condimento, sendo muito utilizadas também na área da medicina tradicional, sendo considerado um estimulante de apetite e da digestão, anti-séptica. Extremamente empregada contra reumatismo e distúrbios digestivos. Altura de até 2 m e de floração branca, o louro prefere solos ricos em nutrientes, úmidos e bem drenados ao pleno sol. O louro é um dos principais integrantes do "bouquet garnii", juntamente com salsinha, tomilho e alguns grãos de pimenta. Ele dá aquele gosto refinado em sopas, gratinados, carnes, peixes como também em molhos. Antes de servir a folha deve ser retirada.
Nome Científico: Laurus nobilis
Nome Popular: Louro condimento
Família: Solaneaceae
20/03/2013
Acer
Nome Científico: Acer buergerianum
Nome Popular: Acer buergerianum
Família: Aceraceae
Nome Científico: Acer palmatum 'Chishio'
Nome Popular: Acer minimundo
Família: Aceraceae
20/03/2013
Árvore de jacaré
Árvore altamente ornamental pelas folhas similares ao Acer ou ao Plátano, muito ornamental pelo colorido das suas folhas no outono. Antes de cair elas se tornam do verde para as tonalidades laranja, vermelho e purpúrea. Esta espécie mostra uma boa coloração outonal não somente em climas frios mas também em climas amenos e mais quentes. Um charme especial é a cortiça que se forma no tronco e especialmente nos galhos. A seiva tem um gosto doce e é usada na confeitaria. Se trata de uma árvore de crescimento rápido para o clima frio comportando temperaturas mais baixas. O Liquidambar se adapta bem em diversos solos mas prefere solos ricos com argila e boa umidade. Ele tem um enorme potencial paisagístico ainda pouco explorado. A sua madeira pode ser usada para a fabricação de móveis e compensados.
Nome Científico: Liquidambar styraciflua
Nome Popular: Árvore de jacaré
Família: Hamamelidaceae