Planta Destaque
16/09/2014
Glicinia azul
Nome Científico: Wisteria sinensis
Nome Popular: Glicinia azul
Família: Leguminosae
Trepadeira originária do Japão, famosa em jardins ingleses e chineses. Possui um caule lenhoso e desenvolve-se rapidamente, atingindo grandes extensões. É dona de uma florada espetacular e de um perfume muito forte. De coloração roxa ou azulada, com cachos pendentes formados durante o inverno, época em que está sem folhas. É resistente a fortes geadas e calores, sendo especial para uso em caramanchões.
16/09/2014
Jasmim dos poetas
Nome Científico: Jasminum polyanthum
Nome Popular: Jasmim dos poetas
Família: Oleaceae
Trepadeira semi-herbácea originária da China, de crescimento moderado, ramificada, de ramagem e florescimento ornamental. Folhas compostas com 5 a 7 folíolos lanceolados em ramos avermelhados. Inflorescências ramificadas com inúmeras flores perfumadas de coloração branca por dentro e róseas por fora, formadas no outono-inverno. Adequada para ser apoiada em colunas e pilares ou para revestir cercas, grades e pórticos. Apresenta florescimento mais intenso em regiões de altitude e de clima mais ameno, comportando temperaturas baixas.
11/09/2014
Impatiens Nova Guiné
Saiba as diferenças entre Impatiens Nova Guiné:
Harmony x Sunpatiens
Impatiens Harmony
As Impatiens Harmony são mais robustas. Estas plantas crescem entre 2,5 e 5 cm de altura e largura, com folhas de 10 a 20 cm e cores variadas entre roxo, amarelo ou vermelho. As flores são grandes e vistosas e vêm normalmente nas cores verde e tons azulados. É possível plantar Impatiens Harmony em sol pleno na maioria das regiões do país, apesar de preferir a sombra. No sul, elas se dão bem com sol da manhã e sombra à tarde.
SunPatiens
As SunPatiens são um híbrido entre Impatiens Harmony e uma das muitas espécies selvagens. Esta planta cresce melhor em pleno sol parcial, na sombra e, por se tornar longa, ela pede um corte de verão. As SunPatiens têm flores médias em tons de salmão, lavanda, branco, rosa e vermelho. Elas crescem de 60 a 76 cm de altura, e os compactos de 45 a 60 cm.
Plantando impatiens
Todas as Impatiens requerem um solo uniformemente úmido e são intolerantes à seca. Se o solo é arenoso, é necessário grandes quantidades de material orgânico antes do plantio, como composto ou turfa. É preciso regá-las com frequência suficiente para manter o solo úmido, mas não encharcado, e cobrir as plantas para conservar a umidade. Elas precisam de água extra durante períodos prolongados de calor e quando estiver ventando. Deve ser utilizado fertilizante formulado especialmente para plantas de jardim com flores. Não há necessidade de podar, pois as flores caem quando mortas.
05/09/2014
Azaléias
Nome Científico: Rhododendron simsii
Nome Popular: Azaléia
Família: Ericaceae
Conhecido como azaléia, o rhododendron é um arbusto que pode atingir vários metros de altura que prefere solo rico em matéria orgânica, úmido e ácido. Existem variedades com flores brancas, rosas, vermelhas, lilás e em inúmeros semitons. Tolera geada e desenvolve-se melhor à meia-sombra e em regiões com clima temperado, onde é usada em grandes jardins e parques, isolada ou em grupos. Planta relativamente rara e de crescimento lento.
02/09/2014
Roseira trepadeira 'Alba Plena'
Nome Científico: Rosa banksiae
Nome Popular: Roseira trepadeira 'Alba Plena'
Família: Rosaceae
As rosas trepadeiras são um grupo de rosas muito rústicas indicadas para o uso em paisagismo como forração. Ideal para canteiros grandes e em inclinação. Combinam bem com coníferas e outros arbustos. Uma vez enraizadas, não necessitam mais do que 1 a 2 podas por ano, sempre no inverno, e algumas adubações. Especialmente indicada para grandes áreas onde não é viável replantar flores anuais ou onde o corte do gramado é dificultado.
25/08/2014
Três-Maria Telha
Nome Científico: Bougainvillea spectabilis
Nome Popular: Três Maria telha
Família: Nyctaginaceae
São plantas trepadeiras com espinhos originárias da América tropical e subtropical. Muito cultivada em todo mundo, de crescimento vigoroso formando troncos lenhosos. Suas folhas são ovaladas e alternadas. As flores singelas ou dobradas apresentam-se pequenas e tubulares, envolvidas por três brácteas vistosas, bem coloridas em forma de pétala com inflorescências terminais grandes que surgem dos caules arqueados ou pendentes durante vários meses do ano.