Planta Destaque
19/08/2014
Azedinha
Nome Científico: Rumex sanguineus 'Bloody Dock'
Nome Popular: Azedinha
Família: Polygonaceae
Planta perene (usado como anual) apreciado na culinária. A parte usada são as folhas. As folhas jovens de veias verdes com vermelho adicionam uma cor interessante as saladas. O gosto é levemente acido semelhante da azeda de jardim. A folha tem a forma de lança. Planta decorativa e atrativa para uma horta onde ela pode ser plantada em grupos (tufos) ou em forma de bordadura. Em vasos ou floreiras ela pode fazer parte como planta de estrutura dando um acento ao conjunto. Altura da planta no jardim 30 a 40 cm.
15/07/2014
Amor Agarradinho
Amor Agarradinho - Antigonum leptopus, trepadeira muito ornamental de crescimento bastante vigoroso, para diversos fins e de efeito surpreendente. É nativa do México, pertence à família das poligonáceas e sua floração é abundante florescendo durante o verão e outono. Suas flores pequenas e delicadas em formato de coração criam uma atmosfera romântica e atraem muitas abelhas por apresentarem um perfume doce, elas podem ser de cor rosa ou branca e se formam durante a primavera e o verão. Sua ramagem é bastante densa o que a torna excelente opção para cobrir cercas, grades, alambrados e caramanchões. O Amor Agarradinho é uma planta tropical bem resistente ao sol, o que faz dela ideal para se criar em cercas ou anteparos ao ar livre, onde receba luz o dia inteiro. Embora possa ser criada em solo relativamente pobre, o antigonon se destaca com uma produção intensa de flores se plantado em substrato rico em matéria orgânica, logo uma adubagem com fertilizante orgânico antes do plantio e sempre a cada inverno ajudará a planta a evoluir bem.
21/05/2014
Encanto de Outono
Chrysanthemum pacificum, conhecido como "Encanto de Outono" é uma folhagem usada como parte de um conjunto de plantas outonais. Ideal para uso em tigelas junto com Amor perfeito, Prímula de jardim, Prímula obconica, Bellis, Boca de leão, Ciclsmen, Carex e Ajuga de folha graúda.
23/04/2014
Temperos ornamentais
Ervas e temperos são sempre bem-vindos no jardim. Eles mantêm a cozinha abastecida e ainda podem ser usados como plantas ornamentais. As variedades com folhas variegadas são as mais indicadas para este fim, pois criam contraste e podem até ser combinadas com espécies floríferas.
O Orégano variegata (Origanum vulgare 'Variegata') tem o mesmo sabor que o famoso tempero e ainda enfeita o jardim com suas folhinhas manchadas de branco. Ele é mais rasteiro e suas folhas um pouco menores. Já a Salvia aurea (Salvia officinalis 'Icterina') diferencia-se por ter folhas menores, encrespadas e com as bordas irregulares e amareladas. Ela se destaca em meio a outros temperos não-variegados e tira da horta aquela aparência de mato. O mesmo vale para a Hortelã variegata (Mentha suaveolens 'Variegata'), uma espécie medicinal que tem múltiplos usos na culinária. Ela pode ser usada no preparo de carnes, de sopas, para aromatizar saladas de frutas e até sorvetes. De quebra, valoriza o jardim com suas folhas verde-escuras, com bordas dentadas e esbranquiçadas.
09/04/2014
Arbusto borboleta
Arbusto de folhas verdes e vistosas, de flores compostas por uma crista branca ladeada por duas sépalas rosa-intenso, cujo formato lembra o das asas das borboletas, elas surgem nas pontas dos ramos duas vezes ao ano: na primavera e no outono. As flores contrastam com o verde claro ligeiramente azulado das folhas.
07/04/2014
Hibiscus acetosella
A vinagreira é um excelente arbusto para criar contraste no jardim. A espécie veio da África, de fácil cultivo e belíssima folhagem cor de vinho cuja coloração fica mais intensa com a exposição da planta ao sol. Ela produz belas flores que atraem borboletas para o jardim. Além de seu uso como ornamentação, ela possui propriedades culinárias, suas folhas, flores e frutos podem ser utilizadas em chás, doces, geléias e sucos. Na medicina, possui ação diurética e poderes antioxidantes. Rústico, o Hibiscus acetosella cresce rapidamente, e pode medir até 2,5m de altura e 2m de diâmetro. Após 90 dias de plantio, ele já começa a produzir flores, que florescem o ano todo. No paisagismo, ele é usado na composição de cercas vivas ou como planta isolada, sob pleno sol (quanto mais sol recebe, mas escura e vistosa fica a folhagem). A vinagreira requer poucos cuidados. Ela aprecia solos argilosos e ricos em matéria orgânica e desenvolve-se bem em regiões mais frias, apesar de ser típica de clima tropical; porém não tolera geadas. Por ser planta anual, recomenda-se uma poda de antes dos frutos secarem, incentivando um novo florescimento.