Planta Destaque
11/10/2013
Leptospermum scoparium
Arbusto ereto ou árvore pequena de textura semi lenhosa e de ramos bastante ramificados. As folhas de coloração verde acinzentada, recobrem os ramos deste arbusto perene, que floresce na primavera e no verão. Sua pequenas flores são dobradas, nas cores branca, vermelha ou rosa. Aprecia o frio, desenvolvendo-se florescendo com mais abundância em climas amenos. Naturalmente seu aspecto é aberto, mas pode ser um arbusto mais formoso e compacto com podas periódicas e leves. A myrtha pode ser plantada em vasos ou no jardim como bordadura, em maciços ou como planta isolada. É bastante apreciada também na arte do bonsai, por apresentar naturalmente folhas e flores pequenas. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Aprecia adubações periódicas e não tolera o calor tropical.
Nome Científico: Leptospermum scoparium
Nome Popular: Myrtha branca / rosa / vermelha
Família: Myrtaceae
09/09/2013
Loropetalum chinensis
O Loropetalum é um arbusto perenifólio de caule ereto e ramificado, com ramagem bem aberta, pouco densa. As folhas são ovaladas, com nervuras bem marcadas na cor verde. As inflorescências surgem na primavera e são caracterizadas por pequenos grupos de flores com pétalas estreitas, como fitas, e um pouco recurvadas, que podem ser de coloração rósea, branca, ou vermelha.
De aspecto informal, é uma boa escolha para os jardins serranos. O Loropetalum presta-se para plantio isolado ou em grupos, sendo excelente para cercas-vivas e bordaduras. Sem podas, ele pode atingir até 4 metros de altura.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Aprecia o clima ameno e tolera o frio moderado. As podas devem ser realizadas após o florescimento.
09/09/2013
Lampranthus productus
Essa suculenta de crescimento vigoroso adquire um aspecto muito ornamental no inverno, época de sua florada. As flores, que lembram as margaridas encobrem toda a planta. Nativo da África do Sul, o lampranto é típico de clima subtropical árido e é usado para compor maciços em canteiros, sob sol pleno. Atinge até 70 cm de altura e tem ciclo anual.
Nome Científico: Lampranthus productus
Nome Popular: Lampranthus rosa
Família: Aizoaceae
23/08/2013
Roseira trepadeira amarela
Trata-se de um grupo de rosas muito rústicas indicadas para o uso em paisagismo como forração. Ideal para canteiros grandes e em inclinação. Combinam bem com coníferas e outros arbustos. Uma vez enraizadas, não necessitam mais do que 1 a 2 podas por ano, sempre no inverno, e algumas adubações. Especialmente indicada para grandes áreas onde não é viável replantar flores anuais ou onde o corte do gramado é dificultado.
Nome Científico: Rosa banksiae
Nome Popular: Roseira trepadeira amarela
Família: Rosaceae
23/08/2013
Ranunculus
A variedade Bloomingdale é baixa (45 a 50 cm de altura) formando touceiras de 30 a 40 cm diâmetro, com flores duplas (de até 10 cm de diâmetro) nas tonalidades: vermelho, cor de rosa, amarelo, laranja e branco. Os Ranunculus são plantas perenes para clima temperado e florescem no inverno e na primavera formando um sistema radicular em forma de rizomas.
Nome Científico: Ranunculus asiaticus
Nome Popular: Ranunculus
Família: Ranunculaceae
21/08/2013
Bidens amarelo
Planta perene com folhas recortadas, verde “fresco” de 8 cm de comprimento. Os caules se espalham e as flores são do tipo margarida amarelo-ouro. São produzidas principalmente da metade do verão até o outono. O tamanho da flor depende da variedade. A planta atinge 30 cm de altura e largura indefinida.
Nome Científico: Bidens ferulifolia
Nome Popular: Bidens amarelo
Família: Asteraceae