Planta Destaque
01/08/2013
Nandinas
A Nandina domestica é uma planta semi-lenhosa da família das Berberidáceas, cada vez mais usada nos jardins do sul do Brasil. Ela é originária da Índia ao Japão. A sua beleza, a rusticidade e a versatilidade são os principais motivos.
Nome Científico: Nandina domestica
Nome Popular: Nandina / Nandina anã
Família: Berberidaceae
17/07/2013
Crisântemo
Em grego, crisântemo significa "flor de ouro". Esta planta é cultivada há mais de 2.500 anos na China e é considerado uma das plantas nobres chinesas. Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades comercializadas no mundo. Seu porte é herbáceo e geralmente de 1 metro. Sua propagação se dá por estacas em estufas e sementes, e dá flores o ano inteiro. Precisa de muita luz, porém, não suporta sol direto. Prefere clima quente e úmido.
Nome Científico: Dendrathena grandiflorum hybrida
Nome Popular: Crisântemo
Família: Asteraceae
09/07/2013
Chaenomeles speciosa
Também conhecido como Cidonia, é similar a Chaenomeles japônica mas normalmente é maior e mais ereto. O hábito da Cidonia é arredondado e tem boa resistência ao frio. A folhagem é bronzeada ao brotar e posteriormente muda para verde escuro brilhante e vem geralmente após a floração. Dependendo da variedade as flores variam na cor escarlate a vermelho, rosa ou branco, podendo aparecer isoladas ou em cachos com 2 ou 4 flores. Os galhos podem ser cortados e usados em vasos ou arranjos florais, eles são decorativos por causa das flores e da sua forma bizarra. As frutas redondas em forma de maçã são cheirosas e podem ser usadas para fazer geléias, os pássaros as adoram nos meses de inverno. O Marmelo de Jardim se adapta aos mais diversos solos, pode ser usada isolada ou em grupos, usada também para formar cercas vivas baixas e na arborização de ruas e praças públicas. As podas devem ser feitas logo após a floração.
Nome Científico: Chaenomeles speciosa
Nome Popular: Marmelo de jardim
Família: Rosaceae
09/07/2013
Camelia japonica hybrida
Grupo muito variado (250 espécies) de arbustos grandes ou árvores oriundas do Japão, China e Coréia. São plantas lenhosas e ramificadas, de 1,5 a 6 m de altura, com folhagem e florescimento decorativo. As folhas são brilhantes, coriáceas e denteadas e as flores axilares. Há variedades com flores simples, dobradas ou semidobradas, brancas, vermelhas, róseas ou bicolores, no outono e no inverno. É cultivada como planta isolada, em grupos ou como árvore em calcadas, a pleno sol ou meia-sombra. Comporta bem temperaturas baixas e prefere solos ácidos, bem drenados com bastante matéria orgânica.
Nome Científico: Camelia japonica hybrida
Nome Popular: Camelia branca
Família: Theaceae
09/07/2013
Bougainvillea spectabilis
São plantas trepadeiras com espinhos originárias da América tropical e subtropical. Muito cultivada em todo mundo, de crescimento vigoroso formando troncos lenhosos. Suas folhas são ovaladas e alternadas. As flores singelas ou dobradas apresentam-se pequenas e tubulares, envolvidas por três brácteas vistosas, bem coloridas em forma de pétala com inflorescências terminais grandes que surgem dos caules arqueados ou pendentes durante vários meses do ano.
Nome Científico: Bougainvillea spectabilis
Nome Popular: Três Maria scarlet variegata / roxa / vermelha
Família: Nyctaginaceae
09/07/2013
Primula
Esta variedade de prímula obconica não contém “primilina” uma substância causadora de alergias e irritação da pele. Cores: azul escuro, azul com branco, laranja escuro, vermelho com branco, branco, violeta, vermelho e rosa. Recomendações para a manutenção: a prímula obconica de for mantida sob condições adequadas, poderá florescer durante meses.
Nome Científico: Primula obconica
Nome Popular: Primula
Família: Primulaceae