Planta Destaque
01/04/2013
Sapinaria
Árvore de copa larga (árvore de sombra) e folhas pinadas. As folhas novas tem uma coloração cor de rosa a avermelhado, se tornando verde médio no verão, e no outono amarelo manteiga (cor outonal em regiões frias). Miúdas flores amarelas se formam em grandes cachos florais no formato de uma pirâmide durante a metade ate o fim do verão; em seguida se formam decorativas cápsulas com frutas na cor rosa ou avermelhado com certa semelhança ao uma bexiga. Estas cápsulas permanecem durante um longo período na planta e tem certa semelhança com a floração da Bougainvillea. Altura e diâmetro da planta em torno de 10 metros.
Nome Científico: Koelreuteria paniculata
Nome Popular: Sapinaria, Árvore da China
Família: Sapinaceae
01/04/2013
Tibouchina Serrana, Quaresmeira da Serra
Árvore extremamente ornamental quando em floração, podendo ser usada com sucesso no paisagismo em geral. Planta pioneira e de rápido crescimento, é apropriada para reflorestamentos. Floresce durante os meses de julho e setembro. Os frutos amadurecem de dezembro a fevereiro. Inflorescências em panículas terminais paucifloras, com flores pediceladas grandes de cor lilás. Madeira moderadamente pesada, textura média, grã inclinada, pouco resistente e muito susceptível ao ataque de insetos.
Nome Científico: Tibouchina mutabilis 'Serrana'
Nome Popular: Tibouchina Serrana, Quaresmeira da Serra
Família: Melastomataceae
20/03/2013
Roseira cityflowers
Trata-se de um grupo de rosas muito rústicas indicadas para o uso em paisagismo como forração. Ideal para canteiros grandes e em inclinação. Combinam bem com coníferas e outros arbustos. Uma vez enraizadas, não necessitam mais do que 1 a 2 podas por ano, sempre no inverno, e algumas adubações. Especialmente indicada para grandes áreas onde não é viável replantar flores anuais ou onde o corte do gramado é dificultado.
Nome Científico: Rosa híbrida
Nome Popular: Roseira cityflowers 'Mirato' / 'Satina'
Família: Rosaceae
20/03/2013
Piracanta amarela anã
Arbusto de porte médio (pode atingir 3 m de altura e 2,5 m de diâmetro se não podado), folhagem perene, de cor verde escura, muito galhado e com espinhos. Abundante floração primaveril de cor branca, que forma frutos de bom tamanho (1,5 cm), que se colorem num amarelo intenso a partir do verão, permanecendo por muito tempo na planta. Muito ornamental para o uso individual, para formação de cercas vivas ou em floreiras de maior volume.
Nome Científico: Pyracantha coccinea
Nome Popular: Piracanta amarela anã
Família: Rosaceae
20/03/2013
Nandina domestica
Arbusto também conhecido como avenca japonesa, sendo muito usada em jardins japoneses. É muito ornamental por sua folhagem em constante mutação cromática, desde o verde-claro até o amarelo-avermelhado antes da queda das folhas no inverno. Possui pequenas flores brancas em forma de cacho que resultam em também pequenos frutos esféricos, vermelhos e vistosos. Existe também a variedade com frutos amarelos. É cultivado a meia-sombra ou pleno sol, em vasos, isolada ou em conjuntos bordejando muros e paredes.
Nome Científico: Nandina domestica
Nome Popular: Nandina
Família: Berberidaceae
20/03/2013
Berberis 'Red Pillar'
Arbusto de maior crescimento dentro das variedades de sua espécie. Apresenta folhagens muito densas de cor púrpura. Seus galhos todos paralelos em crescimento vertical lhe dão uma atrativa forma colunar. Planta muito indicada para divisórias ou pela silhueta única para o uso em jardins rochosos ou conjuntos com coníferas.
Nome Científico: Berberis thumbergii 'Red Pillar'
Nome Popular: Berberis 'Red Pillar'
Família: Berberidaceae