Planta Destaque
02/12/2012
Begonia Santa Cruz
As flores nas cores rosa, vermelha ou branca se destacam muito bem da folhagem verde brilhante. Planta ideal para o uso no paisagismo com boa performance no jardim podendo ser usada ao pleno sol ou na meia sombra. Indicada para o uso em grandes canteiros (no centro ou nos fundos) dentro de canteiros mistos com outras Begônias, flores da estação ou plantas perenes ou pode ser usada também em grandes foreira ou containeres mistos. As Begônias gostam de solos ricos em matéria orgânica, úmidos mas bem drenados e um pH levemente ácido (ph 5.5 a 6.5).
Nome Científico: Begonia boliviensis 'Santa Cruz'
Nome Popular: Begonia Santa Cruz
Família: Begoniaceae
09/11/2012
Verbena nativa rasteira vermelha
Trata-se de uma planta perene rasteira com 8 a 10 cm de altura com flores na cor vermelha bastante intensiva. Apesar de ser perene ela deve ser tratada como bianual pelo fato que ela perde seu vigor após o segundo ano do plantio. A época principal de sua floração é a primavera mas conforme adubação ela pode se estender bastante para dentro do verão. As flores vermelhas se destacam muito bem por cima das folhas verde escuras. Plantada no lugar certo com boa drenagem e bastante sol, ela forma um carpete muito denso servindo como forração ou na substituição da grama onde não há pisoteio, em áreas inclinadas, áreas menores sem a necessidade de corte.
Nome Científico: Verbena peruviana
Nome Popular: Verbena nativa rasteira vermelha
Família: Verbenaceae
09/11/2012
Petunia nativa purple
Herbácea perene, ramificada, pubescente, originária da América do Sul, de 20 a 40 cm de altura, com folhas avaladas, viscosas e pubescentes. Flores terminais ou axilares, em forma de funil, rosa arroxeadas, em grande número, formadas durante quase o ano todo. É cultivada a pleno sol, em bordaduras, jardineiras e grandes conjuntos em canteiros bem estercados, permeáveis e irrigados periodicamente. Apesar de perene, os canteiros devem ser renovados anualmente com novo plantio de mudas, devido ao vigor reduzido das plantas. Aprecia o frio, contudo pode ser cultivada nos sub-trópicos.
Nome Científico: Petunia integrifolia
Nome Popular: Petunia nativa purple
Família: Solanaceae
09/11/2012
Bacopa amarela
De primeira vista a Mecardonia parece uma Bacopa de cor amarelo forte e realmente ela é um parente próximo do gênero sutera. Seu hábito rasteiro pendente e o crescimento muito regular com inúmeras folhas miúdas, cor verde esmeralda abaixo das abundantes flores de cor amarelo forte, fazem desta planta nativa brasileira uma planta ornamental considerável. As flores aparecem em abundância a partir de outubro. O hábito regular, perfeito e baixo (3 a 5 cm de altura) fazem desta planta uma cobertura de solo perfeita. A Mecardonia prefere lugares úmidos mas bem drenados, cresce bem em solos pobres e comporta temperaturas baixas. Trata-se de uma novidade no mercado das plantas ornamentais no Brasil.
Nome Científico: Mecardonia procumbens
Nome Popular: Bacopa amarela
Família: Scrophulariaceae
09/11/2012
Lantana camara
A Lantana é um arbusto perene, semi-lenhoso que ocorre das Antilhas até o Brasil. Ramos eretos ou reclinados, às vezes com espinhos, com folhas ásperas e espessas. Inflorescência densa, rígida com flores pequenas, formadas no decorrer de quase todo o ano, muito apreciadas por borboletas. É resistente ao calor e à seca. Manter a umidade e oferecer a ela um local a pleno sol. A Lantana camara tem aumentado a sua popularidade nos últimos anos. A resistência ao calor e a seca tornaram esta planta mais popular nos últimos tempos. Muito florífera e resistente.
Nome Científico: Lantana camara
Nome Popular: Lantana rosa, branca, telha, laranja, amarela
Família: Verbenaceae
09/11/2012
Jacarandá mimoso
Árvore caducifólia de 12 a 15 m de altura, originária da Argentina, Bolívia e Paraguai, porém cultivada em muitas partes do mundo, pois é uma árvore rústica que suporta tanto clima subtropical quanto tropical ameno e devido à exuberância de sua intensa florada. É adequada para paisagismo em parques e grandes jardins, tolerante a poda e de rápido crescimento. Possui flores indescritíveis pela sua cor azul-violeta em forma de sinos, que surgem em grande quantidade na primavera e início do verão, em geral, quando a copa está desprovida de folhas. Quando não está florido, o jacarandá-mimoso apresenta uma copa de aparência delicada.
Nome Científico: Jacaranda mimosifolia
Nome Popular: Jacarandá mimoso
Família: Bignoniaceae