Planta Destaque
09/11/2012
Brinco de princesa da mata
Arbusto lenhoso, escandente, ramificado, nativo em regiões de altitude do Brasil, de 1,4 a 3 m de altura, apresentando florescimento vistoso. Folhas simples, sobre ramos pendentes, ovaladas, persistentes e denteadas. Flores axilares, pêndulas, com cálice tubular de cor vermelho-arroxeada, envolvendo a corola roxo-violeta, formadas na primavera-outono. É cultivada a pleno sol ou a meia sombra, geralmente como planta isolada, apoiada em grades, colunas e postes, ou em vasos e jardineiras como planta pendente. Destaca-se por apreciar climas frios e tolerar geadas. As flores são muito visitadas por beija-flores.
Nome Científico: Fuchsia regia
Nome Popular: Brinco de princesa da mata
Família: Onagraceae
09/11/2012
Campsis grandiflora
Trepadeira semi-lenhosa, de crescimento vigoroso, originária da China e do Japão. Inflorescências terminais, com flores vermelho-alaranjadas, grandes, em forma de trombeta, formadas durante o verão-outono. Perde as suas folhas no inverno. Cultivada ao longo de grades, cercas ou tendo como suporte muros, paredes e pórticos. É resistente a geadas, desenvolvendo-se melhor em regiões de clima ameno.
Nome Científico: Campsis grandiflora
Nome Popular: Campsis laranja, vermelho
Família: Bignoniaceae
08/10/2012
Deutzia
Arbusto semi-lenhoso, de 0,9 a 1,5 m de altura, originária do Japão, folhas simples, de margem serrilhada, áspera na parte de cima e lisa na parte de baixo. Flores simples ou compostas, na cor branca, formadas na primavera e parte do verão. Geralmente é cultivada como planta isolada, em terra fertilizada, irrigada periodicamente. Aprecia o frio sendo indicada apenas para as regiões de altitude do sul do país.
Nome Científico: Deutzia scabra 'Candidíssima', Deutzia gracilis 'Nana'
Nome Popular: Deutzia branca dobrada, Deutzia gracilis 'Nana'
Família: Saxifragaceae
Família: Saxifragaceae
08/10/2012
Agapanthus
Herbácea perene para canteiros, também denominado como "Lírio Africano". Possui flores brancas que florescem no verão. Seu crescimento é rápido, tolerando geadas leves. A cada três ou quatro anos, uma divisão e um replante das touceiras favorece a floração. O Agapanthus é um planta muito vistosa, que possui folhas finas, lisas e de verde forte, sempre vivas tendo assim um belo efeito em seu jardim. Planta para ser cultivada em pleno sol e em solo bem drenado. Seu periodo de floração é da primavera ao verão.
Nome Científico: Agapanthus africanus
Nome Popular: Agapanthus branco, azul anão
Família: Liliaceae
12/09/2012
Cereja japonesa rosa clara
Este grupo de cerejas muito chamativo é composto de híbridos os quais são derivados de Prunus serrulata. Eles são geralmente cultivados por causa de sua enorme abundância de flores na primavera e em alguns casos por causa de sua cor outonal. Este grupo é composto de muitas tonalidades e formatos de flores. Em muitos casos o verdadeiro nome da variedade não é conhecido porque as mudas vieram através de imigrantes asiáticos para o Brasil. Temos em cultivo principalmente uma variedade de flores duplas, graúdas (5 a 8 cm de diâmetro) cor de rosa que floresce abundantemente na metade da primavera. Ela é conhecida sob o nome de Prunus “Sakura”.
Nome Científico: Prunus híbrido (grupo Sato-zakura)
Nome Popular: Cereja japonesa rosa clara
Família: Rosaceae
12/09/2012
Calistemon imperialis
Arbusto ou árvore de porte pequeno e folhagem perene. Suas folhas são estreitas e de coloração verde clara. Possui flores vermelhas que se compõem numa espiga cilíndrica muito compacta, sendo altamente decorativas. A floração é a mais abundante de todo o gênero, ela aparece na primavera, verão e outono, portanto, várias vezes ao ano. Esta espécie é ideal para uso em lugares mais secos e quentes, mas comporta muito bem as geadas. Todos estes fatores fazem com que a muda seja ideal para plantio em calçadas, além de não se importar com a poluição das cidades.
Nome Científico: Calistemon imperialis
Nome Popular: Calistemon imperialis
Família: Myrtaceae